LATS 2017 CHEGA À RETA FINAL COM RESULTADO POSITIVO

LATS 2017 CHEGA À RETA FINAL COM RESULTADO POSITIVO

Congresso energiza especialistas na área de tireoide e preserva papel dos médicos endocrinologistas e pesquisadores como líderes nesse importante tema

Dras. Gabriela Brenta, presidente do Comitê Científico do Congresso; Denise P. de Carvalho, presidente da LATS (2015/2017); e Dr. Mario Vaisman, presidente do Comitê local do Congresso, celebram o sucesso do LATS 2017 no Rio

As últimas atividades do LATS 2017 começaram às 9h com a conferência do Dr. Enrico Papini. Na coordenação da mesa, que abordou “Técnicas minimamente invasivas para lesões benignas e malignas”, estavam o médico endocrinologista Hans Graf e o cirurgião Erivelto Volpi. Outros assuntos também abordados neste domingo (19/6) foram “Nódulos indeterminados”; “Relevância das características ultrassonográficas”; “Uso de marcadores moleculares”. Por fim, houve a entrega dos Prêmios Jovem Investigador Básico e Clínico.

O evento reuniu mais de 1.500 profissionais de 27 países no Rio de Janeiro em uma época de crise. A presidente da LATS, Denise de Carvalho, elogiou a presença maçica dos especialistas e definiu o congresso como sucesso rico na tanto na parte científica quanto na de público.

“Foi um prazer enorme poder receber todas essas pessoas no Rio. Estávamos preocupados porque vivemos uma época de crise, e ela não ocorre apenas no Brasil, mas acomete outros países da América Latina. No entanto, as pessoas vieram, prestigiaram e estão saindo muito contentes. Eu acho que foi um sucesso de público e um sucesso também o programa científico, com destaque para os convidados estrangeiros que ministraram palestras excelentes, assim como os jovens palestrantes e os que concorreram aos prêmios”, disse Denise de Carvalho, destacando a qualidade dos trabalhos dos pesquisadores brasileiros nos últimos tempos: “Nós vemos que a América Latina produz já ciência de muita qualidade e os trabalhos se equivalem aos que vemos no American Thyroid, por exemplo. Então, não temos motivos para nos apequenar. Os nossos estudantes produzem trabalhos equivalentes aos trabalhos da Europa, dos Estados Unidos”, assinala.

Dras. Ana Luiza Maia e Denise de Carvalho no encerramento do LATS 2017

Durante a Assembleia, os associados elegeram Ana Luiza Maia para dirigir a instituição no biênio 2019/2021. O presidente eleita já assume a coordenação da Comissão Científica, e será responsável pela organização do programa do próximo evento, que vai ocorrer em 2019, em local ainda a ser definido.

“Fiquei muito contente por ter tido o reconhecimento dessa Sociedade que é eminentemente científica, e por contar com o apoio dos sócios brasileiros e latino-americanos. Já vamos iniciar esse trabalho visando ao próximo Congresso da LATS. Até 2019, será um período para entender e discutir com o Comitê Executivo e a presidente Dra. Gabriela Brenta (2017/2019) quais são os planejamentos, discutir a expansão da Sociedade e gerar maior envolvimento dos nossos sócios, e ainda levar a mensagem de que a LATS é uma Sociedade muito importante e que conta com grande respaldo internacional. Essa é uma maneira de projetar nossa América Latina”, disse Ana Luiza Maia, presidente da LATS (2019/2021).

O encontro foi realizado nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa.

Fotos do dia 18 (domingo)